FLOR

A LENDA DO ÍNDIO QUE NÃO VIA CARAVELAS


      Você já ouviu falar da lenda do índio que não via os navios? Dizem que, quando os portugueses chegaram com seus navios na época do "descobrimento" do Brasil, alguns índios olhavam para o mar. Ao fundo, lá no horizonte, eles viam algo de estranho se movimentando no mar. Nada fora do normal. Quanto mais perto chegavam as caravelas, mais estranho parecia. Até tinham suas pequenas embarcações, mas nada que pudessem comparar para assimilar aquilo a algo que já conheciam, sua mente nem sabia que deveria assimilar aquilo com uma canoa. O resultado foi que o cérebro simplesmente ignorou as caravelas durante um bom tempo, era como se não houvesse nada sobre as águas. No momento que as naus lusitanas já estavam muito próximas da praia que, como num estalo, os índios as exergaram. Um baita susto!

Mas, eu não vim aqui contar uma história de origem duvidosa. Em contrapartida, essa lenda pode ser transformada em metáfora. Sabe quando você está cara a cara com um problema terrível e não tem a menor ideia de como resolvê-lo? Tudo está indo muito bem, o otimismo é uma névoa pesada que todos a sua volta conseguem sentir. Aí vem a tal complicação e ferra com tudo, um balde de água fria. E se essa água pudesse estar morna?

Pare para pensar, das últimas grandes adversidades que você passou, quantas eram realmente imprevisíveis? Será que o seu despreparo não acabou tirando a previsibilidade e, consequentemente, o tempo para amenizar o impacto? Não é legal ficar pensando o tempo todo em problemas que ainda não existem, mas é horrível estar despreparado quando algo precisa de uma atitude energética sua aparece. Muitas das vezes, a incapacidade em se livrar facilmente de uma adversidade vem de uma total falta de conhecimento do que poderia estar por vir. 

Não se engane dizendo que pensar em um possível problema é sofrer por antecedência, isso é diferente. Eu fico muito feliz quando sei que, mesmo que seja certo que haverá o impacto do meteoro, eu já criei minha atmosfera robusta que vai destruindo sua estrutura antes do contato com a minha terra. É bom não ter o mesmo destino dos dinossauros.

Se preparar para um problemão que tenha muitas chances de acontecer é como dar um livro de ilustrações na mão dos índios do descobrimento. Eles conhecerão as caravelas antes que joguem a âncora, muito antes de cruzarem o horizonte. Saberão que a frota de Cabral trará mil complicações e estarão minimamente preparados para elas. Caso não surjam grandes embarcações, conhecimento nunca é demais, toda informação absorvida será útil algum dia. 

Chega de sustos! Vamos conhecer nossas caravelas e os desbravadores que elas podem estar carregando. Já as pequenas canoas e botes, pode continuar ignorando. Essas não têm porte para trazer grandes coisas.

Comentários

CURTA NOSSA PÁGINA