FLOR

O QUE MANTÉM UMA PESSOA COM DEPRESSÃO EM PÉ



              Já existe tanto artigo por aí falando sobre o que é depressão, suas causas e os motivos que fizeram das últimas gerações grandes sofredoras deste mal. Há alguns anos sei do que se trata após ouvir de uma psiquiatra pouco preparada que eu sentia essa grande tristeza por conta de um fardo pesado que carregava à época. Acertou o diagnóstico, errou causas e sintomas. 



Depressão não é tristeza. Inclusive, é a falta dela e de outros sentimentos. É um vazio que te faz sentir culpado por tudo e por nada, um inútil perante a sociedade. Isso mesmo depois de ouvir elogios por sua excelência em determinados atos. É estar rodeado de coisas boas e permanecer lá, estático, sem reação. Na maior parte das vezes, sem nem mesmo a reação de tirar o corpo da cama, como se houvessem correntes bem apertadas no peito. 

Tanto não é tristeza que não passa. Quem nunca ouviu da mãe, da vó, que um choro bem chorado, um banho bem tomado e uma noite bem dormida curariam quaisquer males. "Chora que passa, meu filho." A tristeza chega a ser abrigo nas horas mais difíceis, você já curtiu uma tristeza vendo uma boa série e comendo aquele chocolate ao leite. Mas, como dito, cama não é um bom lugar para um depressivo, mesmo com noites muito bem dormidas. 

Então, o que me move? Por que ainda estou de pé? Bom, a verdade é que já caí várias vezes, talvez ainda esteja no chão. Por outro lado, tenho tanta coisa que me puxa pra cima, como se todos se esforçassem tanto para que eu saísse do solo, que eu não preciso ter de fazer tanta força sozinho. Aliás, sozinho eu não conseguiria. 

É muita sorte para um depressivo. Que a doença está ali, está. Mas, eu a driblo. Aproveitando a analogia ao futebol, eu tento identificar meus companheiros de time livres e, sendo bem egoísta, passo a bola para um deles. Estou sem visão de jogo e sempre tenho alguém para dominar essa bola. 

Uma grande amiga me disse que sou uma pessoa muito amorosa. Bom, é a única forma que tenho para retribuir cada passe errado que dou e que as pessoas que eu amo consertam. É o meu seguro contra depressão. Uma hora eu vou me pegar olhando para uma parede branca, questionando tudo e todos. Ela, a doença, sempre está ali e vai bater forte, nessas horas que aciono a seguradora e resgato todo amor que poupei. Parece feio, contudo, quem vai negar que pago em boa moeda? 

Para quem convive com uma criatura como eu, peço paciência. Essa pessoa está se esforçando para, além de realizar todas as suas atividades ordinárias, lutar contra um inimigo sem forma em uma batalha contra o próprio corpo. E, acima de tudo, tenha certeza, ela precisa de você sempre para derrotar esse monstro. Você será muito bem recompensado. 

Comentários

CURTA NOSSA PÁGINA