FLOR

A DIFERENÇA ENTRE SER E ESTAR


Existem pessoas que fazem parte da nossa história por estarem presentes em momentos marcantes. Sejam aqueles que narram felicidades e tristezas, ou aqueles que registram as transições que toda pessoa passa. Primeira escola, adolescência, faculdade, primeiro emprego. Mas, essas pessoas não são eternas.

Qual é a tua obra? Já perguntou Mario Sérgio Cortella. Viver de maneira robótica, com ações anestesiadas que nada trazem de novo. Ou de bom. É assim que a gente se mantém criando raízes em lugares, pessoas e passagens. Como se fôssemos obrigados a repetir rituais que reafirmam aquele passado e, ao mesmo tempo, mantém estática essa coisa de alimentar a vida com vivências que abrem os horizontes.

Por que dar continuidade a algo que não faz feliz? Por necessidade? Certo, se estamos falando de um emprego, por exemplo, talvez boa parte das pessoas não têm escolha senão permanecer onde estão. Entretanto, nós levamos esse comodismo para todos os âmbitos. Talvez, o principal deles é aquele que nos amarra a gente que, sim, foi muito importante, mas que já não faz mais sentido tempos depois de ter nos marcado.

É mais provável que o ideal não seja estar presente e, sim, ser presente. Pois, estar remete a algo temporário e, se temporário é, certamente não é natural. Já ser traz a ideia de continuidade, do eterno. Você só consegue ser presente na vida de alguém quando isto é natural, senão, você se força a encontrar-se em situações do tipo "eu vou ter que ir" o tempo todo. Se é assim, já passou. Você só está, não é. Pode seguir.

Se não te traz um bem, se não te conforta, não te alimenta a alma, por que tu segues tentando? E não é do namorado ou do marido que eu estou falando. Também. Porém, além deles. Aquele amigo pode estar querendo se livrar de você o tanto quanto você quer se livrar dele.

Mas, essa moeda tem outro lado. No momento que você "se livrar" daqueles que passaram a ser médios demais a ponto de não valerem a energia gasta, sobrarão aqueles com quem você nem perceberá que está queimando calorias. As pessoas que são, diferente das que apenas estão, te reabastecem, não consomem. Elas te fazem querer mais daquilo, a ponto de viciar. As situações viram "pena que não posso ir sempre".

Se é bom, realmente bom, tem que ter um tempo para curtir esse bom. Aproveite e tire algo ruim da rotina para sobrar mais tempo. Se puder tirar o mediano, também, o lucro pode ser ainda maior e restará mais espaço para aquilo que realmente interessa. E, quando você reconhecer quem te faz esse bem, faça-o saber. Pode dizer o que sente, ou pode chamar para sair, ou pode chamar em um mensageiro online qualquer para conversar sobre o que for.

Agora, eu vou fazer o seguinte. Vou mandar este texto diretamente para pessoas que "são" na minha vida. Obrigado por sempre serem comigo!

Comentários

CURTA NOSSA PÁGINA